O presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, disse à coluna nesta quinta-feira (18), em conversa pelo WhatsApp, que nada está definido a respeito da federação da sigla com o Progressistas e o União Brasil.

A coluna também questionou o dirigente partidário sobre pesquisas de intenção de voto para avaliar o desempenho de outros nomes do partido na capital, em razão da situação do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) até agora nos levantamentos.
Pereira respondeu apenas que não acompanha a política local com detalhes. A informação da cúpula do partido no estado é de que sondagens serão realizadas em Teresina com nomes como Jeová Alencar e Gessivaldo Isaías, por exemplo, para serem levadas à nacional.
Até porque o prefeito já dá sinais de que pretende sair do Republicanos, e busca alternativas como o Avante e o PRD, para assegurar sua candidatura à reeleição.
PRAZO
Para que tenham validade no pleito de outubro deste ano, novas federações precisam ser registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral até o dia 6 de abril, exatos seis meses antes da eleição, que coincide com o prazo para que os candidatos registrem filiação. Juntos, os três partidos teriam uma bancada no Congresso de mais de 160 deputados federais e 17 senadores.