O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, afirmou ao blog na tarde desta quinta-feira (17), em conversa por telefone, que a pré-candidatura de Washington Bonfim ao governo do Piauí está mantida.
Mais cedo, em grupos de WhatsApp, o pré-candidato Sílvio Mendes divulgou que o PSDB - através de seu presidente, Bruno Araújo - iria apoiar seu nome na eleição estadual. Acontece que Sílvio está de saída do ninho tucano e deve se filiar, já na segunda-feira (21), ao União Brasil.
Freire lembra que o estatuto da federação - a ser referendado - prevê que na ocorrência de dois ou mais pré-candidatos entre os partidos federados, apenas um nome prevalece com o apoio dos demais. “Neste caso um teria que desistir. Se não for assim, não faria sentido ter federação”, explica.
Logo, ele argumenta, o apoio do Cidadania a Sílvio só seria possível de se discutir se o ex-prefeito estiver filiado a um dos partidos federados. Mas ressalva que, ainda assim, seria difícil compor palanque com o ex-prefeito em razão de sua ligação com a base bolsonarista no Piauí.
BONFIM: "NÃO VOTO EM BOLSONARISTA"
A mesma ressalva foi feita por Bonfim, que disse não apoiar bolsonarista.
Sobre a mensagem compartilhada por Sílvio, o presidente do Cidadania disse apenas que este tipo de estratégia "só funciona com coronéis".