A Secretaria Nacional de Organização do Partido dos Trabalhadores analisou o recurso do presidente do diretório municipal da sigla em Teresina, Cícero Magalhães, contra decisão do Diretório Estadual que não reconheceu mudanças das composição de dirigentes. No ofício, encaminhado nesta tarde de quarta-feira (06), a secretaria reafirma a decisão da estadual do PT, anulando as quatro substituições promovidas por Magalhães.
"Diante do exposto a Secretaria Nacional de Organização, considerando que substituições nas composição da instância partidária somente podem ser realizadas por solicitação da maioria dos representantes registrados no momento da inscrição da chapa, reafirma a decisão do Diretório Estadual que anulou as substituição de dirigentes indicados pela chapa Em tempos de guerra, a esperança é vermelha", diz o documento assinado por Sônia Braga, secretária Nacional de Organização, que determina ainda a recondução Messias Neto, Lais dos Anjos, Gerusa Mendes e Francisco Milanez aos seus cargos no diretório.
A posição da Nacional era aguardada pelo ex-deputado, e pelo grupo de Franzé Silva, numa tentativa de reverter a escolha do PT em Teresina pelo nome de Fábio Novo para concorrer à prefeitura em 2024. Isso porque as mudanças promovidas por Magalhães, e por Gilberto Paixão, poderiam dar maioria a Franzé no diretório.
Ainda falta ser analisado o recurso de Gilberto Paixão, que também teve mudanças anuladas pelo Diretório Estadual* e recorreu à nacional. Contudo, a posição já tomada abre precedente, reduzindo as chances de que o recurso seja acatado.
A posição da nacional, claro, foi comemorada por aliados do deputado estadual Fabio Novo.
*Redação alterada às 20h17 para correção