Apoliana Oliveira

Comentarista de política do Jogo do Poder. Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí.

Lista de Colunas

Exclusivo PP e Republicanos podem 'adiantar' federação enquanto aguardam pelo UB

Mega-federação que deve reunir Progressistas, União Brasil e Republicanos continua nos planos do Centrão no Congresso

A mega-federação que deve reunir Progressistas, União Brasil e Republicanos continua nos planos do Centrão no Congresso Nacional. A articulação nos últimos meses tem sofrido altos e baixos e, agora depois do Carnaval, as conversas entre os líderes dos três partidos foi retomada. E a possibilidade de que a federação aconteça aos poucos, de maneira "fatiada", deu um novo gás às articulações.

Foto: Pedro Valadares/Câmara dos Deputados

Enquanto o União Brasil não efetiva a troca do comando nacional, a ideia é antecipar a federação já com o Progressistas, de Ciro Nogueira e Arthur Lira, e o Republicanos de Marcos Pereira. Os líderes já consultaram a Legislação Eleitoral e confirmaram que a estratégia é possível.

E quando Antônio Rueda for confirmado (se for) substituto de Luciano Bivar no comando do União, os três partidos então concluiriam o processo de federação.

PRAZO

Para que tenham validade no pleito de outubro deste ano, novas federações precisam ser registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral até o dia 6 de abril, exatos seis meses antes da eleição, que coincide com o prazo para que os candidatos registrem filiação. Juntos, os três partidos teriam uma bancada no Congresso de mais de 160 deputados federais e 17 senadores.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES