O governador Rafael Fonteles (PT) sancionou, na manhã desta segunda-feira (25), a lei de autoria do Executivo Estadual, que garante a premiação de professores e alunos das 50 melhores escolas do Piauí.
A premiação leva em conta o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí (IDEPI), no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e nas Olimpíadas Brasileiras de Conhecimento das Escolas Públicas.
No ato da assinatura da lei, ao lado do secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, o governador explicou que os professores receberão, como prêmio, um 14º salário. Já os estudantes das turmas avaliadas irão receber até um salário mínimo de bonificação, valor que hoje é de R$ 1.320,00. Segundo Rafael, a lei exige que seja premiada pelo menos uma escola de cada um dos doze territórios de desenvolvimento do Piauí.
"Mais um incentivo, em nome da qualidade do ensino, para que os nossos alunos tenham cada vez mais oportunidades ao sair do ensino médio, da rede pública estadual. Piauí no rumo do primeiro lugar na educação básica", destaca Rafael.
"É um estímulo e um reconhecimento. Este prêmio incentiva os nossos alunos e alunas a se dedicarem ainda mais aos estudos. E às nossas escolas, a terem uma gestão administrativa e pedagógica, cada vez melhor, buscando sempre a excelência. Um reconhecimento pelo mérito, desempenho e pelos resultados de todos, profissionais e estudantes, como verdadeiras equipes", comemorou Bandeira.