O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Raimundo Júnior, acompanhado da diretoria e membros da Comissão de Defesa das Prerrogativas estiveram, nesta terça-feira (26) no município de Castelo do Piauí, onde realizaram o ato de desagravo em favor da advogada Cristianne Lima de Abreu.
O ato aconteceu em frente à Câmara de Vereadores de Castelo do Piauí, local onde a advogada foi alvo de acusações feitas radialista Markos Cardoso, da Rádio Castelo FM.

Cristianne Lima, que é Procuradora do Município de Castelo do Piauí, afirmou que no dia 3 de outubro de 2024, levou ao conhecimento das autoridades policiais a ocorrência de uma suposta prática de compra de votos. A partir daí, diz ser alvo de ‘’acusações infundadas e de um tratamento desrespeitoso por parte do radialista, que insinuou de forma equivocada e mal-intencionada que sua atuação estaria subordinada a interesses políticos, distorcendo completamente a sua conduta’’, afirmou.
Ela também acrescentou que foi alvo de ataques do vereador Raimundinho Mineiro.
“Um ato vil, vergonhoso e até mesmo um ato de misoginia em plena tribuna de uma casa Legislativa. Por esse motivo, não devemos nos calar. Que assim eu possa representar e estimular tantas outras colegas advogadas que, em razão da ausência de respeito, que na maioria das vezes é atravessada em razão do nosso gênero, nos coloca em uma condição de vulnerabilidade. Que nós possamos, a partir desse movimento, clamar por mais respeito e dignidade à advocacia, mas principalmente dignidade ao direito das mulheres”, afirmou Cristianne.
O presidente da OAB reforçou a necessidade de respeito às profissões e às pessoas, destacando que a defesa das prerrogativas da advocacia deve ser intransigente.
“Nós precisamos respeitar as profissões e as pessoas. Não iremos hoje desrespeitar porque fomos desrespeitados, mas seremos intransigentes na defesa das prerrogativas da nossa colega, auxiliando-a em todos os sentidos, inclusive juridicamente. É fundamental lembrar a qualquer membro da imprensa e aos vereadores que o microfone utilizado não pode ser um instrumento de desrespeito. Seja no âmbito da casa legislativa, seja no âmbito do programa, [o microfone] não é um cheque em branco para que haja um desrespeito a qualquer pessoa, a qualquer cidadão ou cidadã, e especialmente a qualquer profissional da advocacia. Porque isso não vamos tolerar”, afirmou Raimundo Júnior.
O presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB-PI, Leonardo Queiroz, reforçou que a presença da diretoria da comissão e do presidente da OAB-PI no ato é uma demonstração do suporte institucional à advogada.
“Doutora Cristianne teve a sua honra ofendida no exercício da sua profissão, quando deveria ter sido louvada pela coragem que teve de denunciar suposta compra de votos. A OAB Piauí está se fazendo hoje aqui presente na pessoa de todos os seus colegas para lhe homenagear e lhe dar os parabéns pela coragem, pela altivez e dizer que você não está só. A OAB Piauí estará sempre ao seu lado e registrando que fatos dessa natureza não passarão em branco”, acrescentou Leonardo.