O plenário da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (26) o indicativo de projeto de lei que reduz o IPVA para micro-ônibus.
Autor da proposta, o deputado estadual Evaldo Gomes (Solidariedade) explica que a redução será dos atuais 2,5% para apenas 1%. A matéria segue para análise do governador Rafael Fonteles (PT), que encaminha projeto para aprovação pelos deputados.
A iniciativa surgiu a partir do diálogo com associações e proprietários de transporte alternativo do Piauí, tendo em vista as altas tarifas que dificultam a manutenção e operação desses veículos.
Evaldo conta que essa redução do IPVA para micro-ônibus de transportes intermunicipais deve incentivar o crescimento do setor e, inclusive, evitar novos aumentos nos preços das passagens.
Recentemente, trabalhadores interromperam o tráfego nas saídas de Altos e União protestando contra os reajustes nas passagens do transporte intermunicipal.
“O atual preço da tarifa é impraticável. Pessoas que moram em municípios vizinhos e que vem a Teresina, ou vice-versa, sofrem com o preço absurdo das tarifas. Portanto, apresentamos para o governador do estado um indicativo de lei que reduz o IPVA do transporte alternativo", diz.
"Reduzindo o imposto, as pessoas poderão manter suas vans e adquirir novos automóveis, dando à população uma nova alternativa de transporte público”, pondera Evaldo Gomes.