NOMES DEFINIDOS E FUSÃO REJEITADA A tendência interna do Partido dos Trabalhadores Avante PT se reuniu na noite de quinta-feira (19) e criou o "Movimento Militante", em defesa do partido.
O QUE ACONTECEU:
O Avante PT tem como líderes Gil Kairós (secretário estadual de Formação Política), ex-deputado Cícero Magalhães (presidente do PT de Teresina), Antônio Machado (presidente do Sindicato dos Previdenciários), Clemilton Queiroz (ex vice-prefeito de Amarante), professora Luzia Moraes, ex-vereador Gilberto Paixão e deputadp estadual Oliveira Neto, dentre outros.
As principais defesas do movimento são:
1) A defesa do PT e de suas pautas no governo e na sociedade;
2) A defesa dos diretórios municipais e suas decisões. O PT estadual tem que respeitar e defender as posições das suas bases militantes;
3) REJEITAR a proposta absurda de “FUSÃO cruzada” PT/PP;
4) Fortalecer os movimentos sociais, populares e sindicais. (O PT não pode só viver de eleições institucionais);
5) A Reestruturação do Partido a partir de sua base militante, fortalecendo a formação política, a organização partidária e as forças vivas na sociedade;
6) É fundamental que a Federação não seja renovada. Não são poucos os casos que comissões provisórias de partidos federados foram abertas apenas para prejudicar a tática petista.
7) Propomos que o PT tenha seminário de avaliação do uso do FEFC e de debate sobre critérios de distribuição para o futuro.
DISPUTA INTERNA: VEJA NOMES
A plenária contou com a presença significativa de representantes dos movimentos sociais, dos membros de diretórios estadual e municipal, e definiu também em apresentar nomes para a disputa interna no Processo de eleições Direta-PED 2025.
Os nomes colocados para discussão são:
Gil Kairós à para a Presidência do Diretório Estadual e o nome de Cícero Magalhães para o Diretório de Teresina. Cícero é o atual presidente do Diretório da capital, então seria sua reeleição.