Reunião da executiva nacional do Cidadania ocorrida nesta sexta-feira (4) em Brasília se recusou a referendar a comissão executiva provisória nomeada pelo presidente nacional, Roberto Freire, para o Piauí. Com isso, o maratonista Joaquim Saraiva e Cleiton Popular perdem o controle do partido.
O agora ex-presidente Joaquim Saraiva declarou apoio ao prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) e anunciou que o PSDB, federado com o Cidadania, teria de obedecer à decisão, ficando do lado do Palácio da Cidade.
Líderes tucanos como Luciano Nunes e Fernando Said reagiram e afirmaram que o movimento não tinha razão de ser e seria revertido. Isso se confirmou na sexta-feira.
O jornalista Mário Rogério, que era presidente do Cidadania no Estado, explicou ao blog que não assume imediatamente o comando. Portanto, o Cidadania está acéfalo por enquanto. A palavra final sobre referendar ou não a comissão de Joaquim Saraiva foi jogada para uma próxima reunião, ainda sem data.
Eis a íntegra da nota oficial do Cidadania:
Nota oficial
Em reunião realizada nesta sexta-feira com quase a totalidade dos integrantes da Comissão Executiva Nacional, marcada pela busca do consenso e da unidade, o que foi ressaltado por todos os presentes, ficou decidido o seguinte:
Aprovadas as alterações solicitadas pelo Acórdão do Tribunal Superior Eleitoral de 22 de junho de 2023, que deferiu apenas parcialmente a petição do Cidadania de alterações estatutárias aprovadas no XX Congresso Nacional, realizado em 12.3.2022 - à excessão dos temas que foram atacados nos embargos apresentados à Corte pelo partido, que ficam suspensos até decisão final;
Indicada a ex-vereadora, ex-deputada estadual e ex-deputada federal Luzia Ferreira (MG) para compor a Executiva da Federação PSDB-Cidadania na vaga deixada pela senadora Eliziane Gama;
Homologadas as comissões provisórias do Acre, Goiás, Amapá, ficando para a próxima reunião a decisão sobre referendar ou não a Comissão Provisória do Piauí;
Criada uma comissão para traçar a radiografia do Cidadania nos estados, as articulações com o PSDB e outros partidos, além da estrutura dos movimentos ligados à legenda, como Mulheres, Igualdade, Diversidade e Juventude 23, com vistas às eleições municipais de 2024;
Indicados os nomes de Davi Zaia, Regis Cavalcante, Raquel Dias, Arnaldo Jordy, Juliet Matos, Wober Jr e Irina Storni para compor a supracitada comissão.
Fica convocada a próxima reunião da Comissão Executiva Nacional para o dia 19 de Agosto de 2023, a partir das 09h00, ocasião em que será marcada a próxima reunião do Diretório Nacional.
Brasília, 04 de agosto de 2023
Roberto Freire
Presidente Nacional do Cidadania