RAFABOYS BEM-VINDOS O deputado estadual Rubens Vieira (PT) garantiu que os secretários estaduais Washington Bandeira (Educação), Marcelo Nolleto (Governo) e Antônio Luiz (Saúde) são bem-vindos ao PT.
Eles se filiam ao partido no dia 20 deste mês, em evento organizado pela sigla.
Para Rubens, a concorrência não mete medo. "Nossos queridos amigos secretários são bem-vindos", diz.
Em 2026, a lógica é a mesma de 2022: aceitar novos nomes e eleger uma super-bancada tanto na Assembleia Legislativa (foram 12) quanto na Câmara dos Deputados (4 de 10).
QUE VAI ACONTECER:
O presidente estadual do PT, João de Deus, explicou ao blog que as filiações dos secretários vão ocorrer durante o evento festivo para os 50 prefeitos eleitos ou reeleitos neste ano pelo PT.
"Temos 22 prefeitos e a partir de janeiro teremos 50. Vamos reunir os prefeitos e integrantes do partido em um sítio no dia 20 para um evento festivo, de confraternização", antecipa.
O sítio fica na região da Socopo, na zona Leste da capital.
RAFABOYS VERSUS PT RAIZ
O ingresso dos rafaboys, como são chamados os secretários mais próximos do governador Rafael Fonteles e amigos de longa data, provoca reações em petistas raiz, que se incomodam com esse empoderamento dos gestores.
MDB TAMBÉM
Os secretários não devem ser candidatos em 2026, exceto se um deles for escolhido como vice-governador da chapa de reeleição de Rafael. Já em 2030...
Os secretários são vistos também como renovação no PT por parte de alguns filiados, que acham natural novos rostos. É o PT com a feição de Rafael.
Já alguns secretários vão para o MDB, como o diretor-geral do DER, Leonardo Sobral, o secretário de Administração, Samuel Nascimento, e o delegado-geral de Polícia Civil, Lucy Keiko.
REELEIÇÃO
O deputado estadual Rubens Vieira já se movimenta para sua reeleição. Ele era do PSDB e ingressou na sigla há 10 anos.
Ele confirmou a parceria política com o vereador reeleito Gustavo de Carvalho (PT) em Teresina e confirmou que o parlamentar pode assumir a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Território a partir de janeiro de 2025.
Se ele assumir a secretaria, na Câmara de Teresina entra o primeiro suplente, Inácio Carvalho, ex-vereador da capital.