Festas juninas viram patrimônio estadual e deputado destaca importância cultural e econômica

Festas e quadrilhas juninas agora são patrimônio cultural do Piauí

FESTAS JUNINAS O governador Rafael Fonteles sancionou a Lei nº 8.522, de 05 de novembro de 2024, que reconhece as festas juninas e as quadrilhas juninas como manifestações culturais estaduais.

O deputado estadual Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT), autor da lei, explica que ela visa consolidar o valor cultural dessas tradições populares no Estado.

O QUE ACONTECEU:

As festas juninas e quadrilhas juninas passam a ser oficialmente reconhecidas como patrimônio cultural no Piauí. 

"A iniciativa busca preservar e valorizar essas expressões que há décadas movimentam o cenário cultural do estado, especialmente durante os meses de junho, quando as celebrações tradicionais ganham destaque em diversas cidades", detalha o deputado de Floriano.

ECONOMIA AQUECIDA

De junho a julho, cidades inteiras se enfeitam para comemorar os santos juninos. Existe ainda a importância econômica da lei, pois os festejos e quadrilhas juninas movimentam diversos setores da economia, geram empregos, renda, impostos e atraem visitantes.

"Esse momento de alegria e união foi agora oficializado como manifestação cultural, incentivando ainda mais a valorização das raízes e costumes regionais", comentou o deputado. 

A lei entrou em vigor a partir de sua publicação no Diário Oficial do Estado.

Deputado estadual Dr Marcus Vinícius Kalume 

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES