O Governo do Piauí, por meio das secretarias de Administração e de Relações Sociais, divulgou nota neste sábado (10) afirmando que está ampliando o diálogo com os servidores públicos estaduais para atendimento a demandas salariais e administrativas.
As reuniões estão sendo realizadas por meio da Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP). A última reunião ocorreu na sexta-feira (9).
A Mesa de Negociação foi instalada em janeiro como forma de estreitar o diálogo e concentrar as discussões com o conjunto dos servidores públicos.
Trata-se de "um instrumento relevante de aproximação entre a gestão estadual e as diversas categorias laborais dos servidores públicos", destaca a nota.
O documento enfatiza que ainda em dezembro de 2023 o governador Rafael Fonteles recebeu as categorias de servidores públicos, incluindo a Associação dos Docentes da Uespi (ADCESP), para discutir reajuste salarial e outras pautas.
De todas as categorias de servidores do Estado que participam da Mesa de Negociação, somente os professores da Universidade Estadual do Piauí estão em greve.
O movimento grevista na Uespi iniciou depois de representantes da ADCESP terem sido recebidos pelo governador Rafael Fonteles no Palácio de Karnak, ainda em dezembro, e antes mesmo da 1ª reunião da Mesa de Negociação Permanente, em 18 de janeiro.
O texto informa ainda que o Governo do Piauí só vai tomar decisões sobre reposição de aulas, suspensão de descontos salariais e retirada do projeto de lei que trata da carga horária dos professores da UESPI quando houver o encerramento da greve.
Os demais temas continuarão sendo tratados nas reuniões da MENP com todas as categorias de servidores públicos do Estado.