CONAB CHEGA A PIRIPIRI A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) inaugurou nesta segunda-feira (23) uma nova unidade satélite para a venda de milho a pequenos criadores de aves, suínos, bovinos e caprinos de Piripiri e região.
O milho será vendido por meio do Programa de Venda em Balcão (ProVB) e vai atender a demanda dos mais de 300 criadores da região. A unidade inicia suas atividades com mais de 350 toneladas de milho armazenadas.
O QUE ACONTECEU:
A abertura do posto de venda foi possível graças a uma parceria da Conab com o mandato do deputado federal Merlong Solano (PT).
Ele destinou emenda parlamentar e participou das articulações junto à presidência da Conab a fim de garantir a instalação da unidade no município, e com a Prefeitura Municipal de Piripiri, que viabilizou o espaço físico e apoio de pessoal.
No local, também vai funcionar um posto da Secretaria Estadual da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada).
SEGURANÇA PARA OS REBANHOS
Presente à solenidade de inauguração, o deputado reforçou que com a abertura do novo posto de venda, os criadores terão mais segurança alimentar para os seus rebanhos, principalmente neste período de entressafra, pois poderão comprar ração a um preço mais acessível e sem ter que se deslocar a outras unidades da Conab.
“Antes os criadores precisavam se deslocar até Parnaíba, Teresina ou Campo Maior para comprar a ração da Conab, um deslocamento que gera mais custos e demanda tempo. Esse problema já está resolvido, com a abertura desse posto”, informou Merlong.
AMPLIAÇÃO
O superintendente da Conab no Piauí, Danilo Viana, informou que a Conab do Piauí está ampliando a quantidade de unidades em cidades polo, como é o caso de Piripiri e São Raimundo Nonato, inaugurada recentemente.
“Nós estamos trabalhando para que os benefícios do governo federal cheguem de forma concreta à população, assegurando um abastecimento mais eficiente. E o milho chega aos criadores a um preço mais justo, nossa saca custa cerca de R$ 20 a menos que o milho vendido no mercado, o que ajuda a melhorar o lucro do criador e reduzir o preço da carne no mercado”, destacou o superintendente.