JUSTIÇA PUNE FAKE NEWS O juiz eleitoral da 48 zona, Juscelino Norberto da Silva Neto, mandou retirar do ar vídeos com fake news sobre o candidato a prefeito de Tanque do Piauí, Tiel Sales, da coligação PP e MDB.
O QUE ACONTECEU:
Foram veiculadas falsas informações sobre a inelegibilidade do candidato Tiel Sales. Ele NÃO está inelegível.
Além disso, foi veiculada a mentira que os PP e MDB estão irregularidades e inaptos a disputar a eleição.
MULTA
O juiz determinou a retirada das fakes e ainda multa de R$ 20 mil para cada um dos responsáveis em caso de persistência na divulgação.
Todos também devem retirar o conteúdo de suas redes sociais e se abster de novas postagens falsas.
DIREITO DE RESPOSTA E RETRATAÇÃO
Os réus Francisco Pereira da Silva Filho, Oscar Nunes da Silva, Joelma Silva de Souza Oliveira, Maria de Fátima Ribeiro Lustosa Menezes, Federação Brasil da Esperança- FÉ BRASIL, Rádio Vale do Canindé e Josafá Torres foram citados pelo juiz em sua decisão.
E mais: a Rádio Vale do Canindé e o apresentador Josafá Torres foram condenados a conceder direito de resposta no mesmo programa da disseminação da fake news, e também fazer uma retratação de forma clara e objetiva.
FILHO TIÚ
O juiz decidiu punir o candidato da oposição em Tanque do Piauí, Filho Tiú (PT), cujo nome completo é Francisco Pereira da Silva Filho, pela divulgação das fake news, da seguinte forma:
"Que ele faça retratação em todas as suas redes sociais e nos meios de comunicação em que difundiu o vídeo com informações falsas, bem como destacar que a informação de que 'o Promotor', o 'Juiz' ou os "advogados" teriam declarado a inelegibilidade dos partidos PP e MDB é totalmente infundada, devendo a mesma permanecer publicada por um período de 7 dias".