O secretário de Governo, Marcelo Nolleto, apresentou na terça-feira (24), em São Paulo, durante evento comemorativo pelos 10 anos do aplicativo urbano Colab, a experiência exitosa do Orçamento Participativo (OPA) no Piauí.
O OPA foi a primeira experiência de democracia digital no estado e contou com engajamento e participação dos bairros e comunidades. Todo o ciclo do programa aconteceu de forma digital, através da plataforma online Colab.
Foram 172 entidades cadastradas e 358 propostas validadas, num processo realizado de maio a agosto deste ano. Após a votação de 45.311 piauienses, foram eleitas 88 propostas que integrarão o orçamento anual do Estado.
Essas propostas selecionadas somam investimentos de R$ 55 milhões. A população participou através dos canais disponíveis para votação online (site, app, whatsapp e as vans do OPA).
"Com o sucesso da mobilização popular atrelado ao uso das tecnologias, a previsão é expandir o OPA para mais municípios, tornando mais eficaz a participação dos cidadãos na aplicação dos recursos públicos", destacou Marcelo Nolleto.
Ele participou do evento na companhia dos secretários Pedro Rocha e Samuel Nascimento; do chefe de Gabinete da Segov, Ivanovick Feitosa, e da superintendente da Secretaria de Planejamento, Adrianne Arruda.