O Congresso instalou na quarta-feira (21) a comissão mista para analisar a Medida Provisória (MP 1172/2023), que aumentou o salário mínimo para R$ 1.320 a partir de 1º de maio de 2023.
Junto com a instalação, foram escolhidos o senador Eduardo Gomes (PL/TO) como presidente e o deputado federal Samuel Viana (PL/MG) vice-presidente da comissão.
O deputado federal Merlong Solano (PT) foi designado relator da MP e disse que vai defender a aprovação da medida, uma vez que resgata a política de valorização do salário mínimo, garantindo aumento real além do índice inflacionário.
O salário mínimo iniciou o ano no valor de R$ 1.302. A medida provisória garante um reajuste de 5,9% em relação à inflação de 2022 e um ganho real de 2,8.
“O salário mínimo influencia a vida de milhões de pessoas no Brasil. Nós ficamos vários anos sem ter aumento real do salário e essa é a primeira vez que nós estamos tendo um ganho adicional. Ainda é pouco, mas inicia uma nova fase de valorização do trabalhador brasileiro, melhorando seu poder de compra e dando mais qualidade de vida” frisou o parlamentar.