Em 2020, o PT não elegeu nenhum prefeito de capital no Brasil. Foi a primeira vez que isso aconteceu desde a redemocratização do país. Em 2024, a sigla quer reverter essa situação. Embalados pelos números positivos da economia e melhora dos indicadores sociais, os petistas estão colando as imagens dos seus pré-candidatos no presidente Lula.
Em muitos colégios, o PT até abriu mão de disputar diretamente para apoiar aliados que estarão com a sigla em 2026, na reeleição de Lula.
Há quatro anos, o PT caiu de 254 prefeitos para 183 no país. Mesmo no Piauí, que tinha Wellington Dias como governador bem avaliado, a sigla só emplacou 23 prefeitos. Agora, o presidente regional João de Deus fala em eleger pelo menos 70 nomes no dia 6 de outubro.
E quais são as chances do PT conquistar pela primeira vez a capital piauiense? O nome do deputado estadual Fábio Novo tem crescido desde que foi lançado, ainda em outubro de 2023. Nas mais recentes pesquisas, ele encostou no primeiro colocado, o ex-prefeito Sílvio Mendes (UB).
Havia a previsão dentro do PT que Fábio só empatasse com Sílvio em maio deste ano, mas o empate técnico veio ainda em fevereiro.
O PT nacional está avaliando as chances reais de eleger prefeitos de capitais linkados a Lula. E já tem seu Top 5, elaborado a partir de agregador de pesquisas amplamente conhecido e respeitado. Como está Fábio Novo? O blog obteve a avaliação:
1. João Campos (PSB), que busca a reeleição em Recife (PE). Ele é tido como franco favorito. Sucesso nas redes sociais e bem avaliado pelos recifenses em pesquisas, é aliado de Lula.
2. Eduardo Paes, do PSD, no Rio de Janeiro. Também aliado do presidente, o PT avalia que ele será reeleito.
3 - Marcus Alexandre, que disputa a Prefeitura de Rio Branco, capital do Acre. Ex-petista e agora disputando pelo MDB, ele está em terceiro na lista de favoritos.
4 - O deputado estadual Fábio Novo aparece em quarto lugar entre os favoritos para vencer as eleições em capitais. Nesse caso, pelo PT mesmo. Ele é o único do Top 5 da análise política que pertence à própria sigla de Lula.
5- O deputado federal Guilherme Boulos, do PSOL, aparece na quinta posição e fechando a lista. A vice da chapa é de Boulos é a ex-prefeita Marta Suplicy, do PT.
O pré-candidato Fábio Novo prefere não comentar as previsões. Ele argumentou ao blog que está focado em manter uma agenda diária que vai das 7h à meia-noite, percorrendo todos os bairros da capital, além de se reunir com representantes de associações profissionais, empresários, ONGs e lideranças sobre suas demandas.
Por ter chances concretas de vencer a disputa e crescimento sólido, o PT nacional prometeu atenção especial a Teresina, inclusive com a vinda de Lula para reforçar Novo. O presidente tem 80% de aprovação entre os teresinenses.