A deputada estadual Bárbara do Firmino (PP) apresentou o projeto de lei que cria o programa "Cuidando de Quem Cuida", para ajudar financeiramente e emocionalmente os cuidadores de pessoas (de idosos e PCDs sobretudo). A Sasc ficará responsável pela execução.
CONTA COM RAFAEL
"Percebemos como a sobrecarga emocional e física de um cuidador pode ser intensa e é fundamental que ele receba cuidado e apoio. Contamos com a sensibilidade dos deputados para que o projeto seja aprovado e também com um olhar especial do nosso governador para que seja sancionado e vire lei”, acrescenta.
PIAUÍ É CAMPEÃO
Bárbara conta que no Brasil cerca de 50 milhões se dedicam ao cuidado de pessoas, incluindo crianças, idosos e pessoas com deficiência.
No Piauí, em 2022, cerca de 36,5% da população de 14 anos ou mais de idade estava incumbida da tarefa de cuidar de pessoas da família ou mesmo de parentes. Esse indicador do Piauí foi, inclusive, o maior dentre todos os estados do Brasil.
NO BOLSO E NA CABEÇA
O Projeto de Lei 107/24 prevê que o Executivo defina uma ajuda financeira a esses profissionais, bem como um suporte para a saúde mental e física.
“Os cuidadores ficam muito tempo dedicados aos cuidados do indivíduo com dependência, por isso estão expostos a desgastes físicos, psicológicos ou emocionais devido à sobrecarga a que estão submetidos, por isso é importante um suporte para essas pessoas”, explicou a deputada.