O governador Rafael Fonteles pretende eleger os prefeitos de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri, Floriano e de outros importantes colégios eleitorais do Estado. E começa a definir os nomes.
Na terça-feira (30), ele deu sinal verde a dois desses nomes para iniciar a pré-campanha: em Miguel Alves, o ex-prefeito e pai do atual deputado estadul Oliveira Neto, o petista Oliveira Júnior, terá o apoio do Palácio de Karnak contra o atual gestor, Vein da Fetraf, hoje no MDB.
Em Amarante, Clemilton Queiroz, também do PT, também recebeu Ok para iniciar sua jornada. Ele apoiou o atual prefeito, Diego Teixeira (PP), que está em seu segundo mandato e ainda não disse que caminha irá seguir.
Mas nem todos os escolhidos são do PT. Em Picos, por exemplo, é o deputado estadual Pablo Santos (MDB), que as pesquisas já apontam como favorito contra o prefeito Gil Paraibano (PP).
Em Piripiri, a prefeita Jôve Oliveira é candidata natural à reeleição e é do time de Rafael.
Já em Teresina e Parnaíba o xadrez complica. Na capital, Rafael quer o deputado estadual Dr. Vinícius, mas o presidente da Assembleia, Franzé Silva, e o líder do Governo na Casa, Fábio Novo, ambos do PT, não abrem mão da disputa. E Franzé se movimenta com força.
Em Parnaíba, a mulher do deputado federal Florentino Neto, assistente social Flaviana Veras, já faz pré-campanha, mas o deputado estadual Rubens Vieira (PT) tem o apoio de 9 dos 17 vereadores da Câmara para se lançar candidato. E por fora ainda corre o deputado Dr. Hélio (MDB), com menos chances.