Imagine uma temperatura de 37 graus à sombra, baixa umidade relativa do ar e...não ter água sequer para beber. Essa é a realidade no município de Curimatá (749 km de Teresina), que está com decreto de calamidade pública em razão da falta d'água.
Um único carro-pipa está abastecendo a cidade e, mesmo assim, a água captada da barragem Vereda da Cruz está imprópria para o consumo humano.
Diante do desespero da população, o vice-prefeito Mike Jacobina, fez um apelo à Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) que abra as comportas da Barragem dos Algodões.
Mike explica que a população vive um momento delicado com água barrenta e fétida. “Precisamos resolver isso imediatamente, então precisamos tomar uma atitude rápida. Através da nossa parceria com a Semarh, estive com Igor Klaus, diretor de Planejamento e Segurança Hídrica, para decidimos abrir as comportas da barragem para abastecer toda a zona urbana”, explica.
“Protocolei um ofício e prometeram que vão abrir as comportas já no início da próxima semana”, acrescenta.
O vice-prefeito conta com o apoio da Câmara Municipal de Curimatá, que endossa o ofício encaminhado à Secretaria. No momento, apenas um único caminhão-pipa abastece a cidade e o nível da Barragem Vereda da Cruz está baixo e com água imprópria para consumo.