HORA DE ACOMODAR O governador Rafael Fonteles (PT) recebeu no Palácio de Karnak os deputados Bárbara do Firmino (PP), Marden Menezes (PP) e Simone Pereira (MDB). O assunto, claro, foi a ocupação de espaços no governo a partir de fevereiro.
SIMONE NA CENDFOL
O blog apurou que a deputada Simone Pereira vai assumir a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol), hoje ocupada pelo amigo Tiago Vasconcelos (MDB). Ele, por sua vez, assume cadeira na Assembleia Legislativa.
Rafael havia feito o compromisso de colocar os três primeiros suplentes do MDB no Legislativo e agora cumpre. Ziza Carvalho já estava na Casa e Simone se tornou efetiva com a eleição de Pablo Santos como prefeito de Picos. Faltava só Tiago.
Na terça-feira (28), Tiago e Simone Pereira se encontram pela manhã para alinhar a transição na Cendfol.
MARDEN NA JUVENTUDE
Já Marden Menezes, que deputado Georgiano Neto levou para o PSD, deve indicar a Coordenadoria da Juventude, que é ocupada pelo jovem Everton Calisto, irmão da vereadora Elzuíla Calisto (PT) e filho do veterano Pedro Calisto.
A intenção inicial era que a pasta fosse dividida entre Marden e Bárbara, que poderiam turbinar a Coordenadoria com emendas e expandir sua relevância.
BÁRBARA INDICA COORDENADORIA
A deputada Bárbara do Firmino (PP) está com prestígio. Além de já ter indicado espaços no governo, também vai apontar o futuro coordenador (está definindo o nome) de área a ser desmembrada da Sasc. Georgiano também quer ela na chapa do PSD.
FERNANDO LIMA ASSUME
Já o PDT do presidente Enzo Samuel e do ex-vereador Evandro Hidd vai ganhar coordenadoria a ser assumida pelo vereador Fernando Lima. Ele abre vaga na Câmara para o terceiro suplente da sigla, John Wallace.
O segundo suplente, Evandro Hidd, será diretor-geral da Assembleia Legislativa e seu irmão, procurador de carreira Alberto Hidd, assumirá a estratégica Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) no lugar da técnica Monique Menezes (que segue para a Seplan de Washington Bonfim).
DR. THALES TAMBÉM
O deputado estadual Dr. Thales (PP) é outro que vai fazer indicações. Ele aguarda o chamamento do governador Rafael Fonteles para ouvir quais serão seus espaços.
ZÉ SANTANA NA AGESPISA ATÉ AGOSTO
O presidente da Agespisa, Zé Santana, fica na presidência da empresa até o começo do próximo semestre, quando se encerra a transição para o Grupo Aegea (dono da Águas de Teresina e que agora tem a concessão de águas e esgotamento para o Estado inteiro).
Santana será candidato a deputado federal pelo PT em 2026 e vai ocupar secretaria quando sair da Agespisa.
Fábio Abreu permanece na SADA.
A expectativa é que o governador encaminhe à Assembleia Legislativa projeto de lei criando as novas coordenadorias. Mas, como os deputados irão apenas indicar nomes, elas não precisam ter status de secretaria e a questão também pode ser resolvida administrativamente.
SETUR FICA COM PABLO
A Secretaria de Turismo (Setur), cobiçada por muitos e desejada por todos, vai ficar mesmo com o prefeito Pablo Santos. O governador já explicou aos cobiçadores que firmou esse compromisso com o gestor.
E por falar em Pablo, ele avisou a suas bases que a candidata a deputada estadual do grupo pelo MDB no próximo ano é sua esposa, Anyara Aires, que tem atuado forte no atendimento às famílias vítimas das enchente em Picos, apesar de estar grávida.
Até o ano passado, a cotada era a irmã de Pablo, médica Sabrina Santos.