O MST ( Movimento dos trabalhadores Sem Terra) fez doação de 2 toneldas de alimentos para os palestinos da Faixa de Gaza. A carga, composta por arroz, derivados de milho e leite em pó será transportada em avião da FAB (Força Aérea Brasilia) que parte hoje do Brasil para o Egito, em mais uma etapa da Operação Voltando em Paz. Até o momento, oito voos fizeram o resgate de 1.410 brasileiros, três bolivianas, além de 53 animais de estimação.
Seghundo o Palaácio do Planalto, o transporte de hoje é mais uma contribuição que "o governo federal e a sociedade civil para os esforços internacionais de assistência humanitária aos afetados pelo conflito na Faixa de Gaza. O governo brasileiro já enviou kits humanitários para atender os sobreviventes da áre ade conflito entre Israel e o Hamas e que já matou milhares de palestinos e migrantes de várias nacionalidades que viviam em Gaza.
O Itamaraty mantém 32 brasileiros em Yunis e Rafah quanto aguarda a liberação da fronteira para o resgate das famílilias. A Representação Brasileira em Ramala, na Cisjordânia, reestabeleceu contato via WhatsApp com todos os integrantes do grupoUma aeronave da Presidência do Brasil aguarda no Cairo a autorização para resgatá-los.
Segundo o embaixador Alessandro Candeas, na região de Khan Yunis há relatos de problemas para conseguir acesso a água e gás e de proliferação de mosquitos. Algumas das crianças estão gripadas e com irritação nos olhos. "Conseguimos um médico árabe de Jerusalém que vai fazer atendimento a distância para os brasileiros", afirmou embaixador. O Governo Federal segue monitorando diariamente a situação.
Fonte: Assessoria Planalto
.