Com 53% de pobres,Argentina pode ficar fora da Aliança Global contra a Fome

Até esta manhã, o Governo do Javier Milei não havia assinado o documento que será entregue na Cúpula dos Líderes

Até no início da tarde desta sexta-feira, 15, o Governo de Javier Milei não havia confirmado sua intenção - manifestada durante os debates através da representante do país, durante o evento realizado também no Rio de Janeiro, "ainda não foi feito anúncio público, por isso, acho melhor aguardarmos atá amanhã. Mas estou otimista", diz o ministro do Desenvolvimento Sociao e Combate à Fome, Wellington Dias, que coordena os trabalho de preparação do Pacto Global contra a Fome.

Em uma coletiva condecida na tarde de hoje, o ministro lembrou que o presidente Joe BIden, que confirmou sua participação na Cúpua dos Líderes, nos dias 18 e 19, confirmou que Biden confirmou que os Estados Unidos será um dos signatários do documento.

"Queremos a totalidade dos países do G-20 e a participação integral de todos os países da América Latina", completou ao ser questionado sobre a Argentina.

O presidente argentino já havia se negado a assinar a declaração do G20 sobre gênero e, em seguida representantes do país também querem boicotar a proposta de taxação dos super-ricos, que é uma niciativa do ministro da Fazenda Fernando Haddad. A proposta tem sido uma das mais bem avaliadas nos debates que antecedem a reunião dos líderes. A decisão de Milei ocorre após encvontro com o presidente eleito dos Estados Unidos e seu futuro assessor Elon Musk, ambos bilionários. Nos Estados Unidos, Milei participou de um baile de gala com super ricos americanos.

Argentina à míngua

Dados do Institudo de Estatísticas e Censos da Cidade de Buenos Aires apontam que, a capital do país chegará ao final deste ano com 1 milhão de pessoas que estão em situação de pobreza o que representa quase um terço da população da cidade. É o segundo maior do registro desde 2015. Buenos Aires só viveu uma situação pior no período de 2020, durante a pandemia do novo coronavírus. em todo o país, o número de pessoas em situação de pobreza chega a 53%.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES