“Democracia,soberania e união”: slogan do 7/9 é antítese dos últimos 4 anos

Desfile terá segurança reforçada para público. Estimativa é de 30 mil pessoas na Esplanada

Este ano não vai ser igual àquela que passou! A letra da marcha carnavalesca é perfeita para resumir as mudanças em torno da comemoração da Independência do Brasil.O tradicional Desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília será a antítese do negacionismo imposto no governo do ex-presidente Bolsonaro. . Segundo Paulo Pimenta,  ministro da Secretaria de Comunicação, o conceito do desfile terá quatro eixos temáticos: "Paz e Soberania", "Ciência e Tecnologia", "Saúde e Vacinação" e "Defesa da Amazônia". "São temas que se mostram, a cada ano, mais caros ao povo brasileiro e que voltam a ser muito valorizados pela gestão do presidente Lula", afirma o ministro.

Diversas ações foram feitas para garantir um Desfile de 7 de Setembro seguro, mais enxuto, dinâmico e atrativo. A previsão de duração é de aproximadamente duas horas. Entre outras atrações, terá execução do Hino Nacional, passagem das tropas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Forças Aéreas), apresentação de escolas, como a do Governo do Distrito Federal (GDF), profissionais do Corpo de Bombeiros, além de bandas e participações especiais de várias instituições.

Na tribuna de honra do presidente, estarão cerca de 200 convidados, entre ministros, chefes de Poderes e representantes das Forças Armadas – Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB). A expectativa de público é de 30 mil pessoas.

 A segurança será reforçada. O acesso à Praça dos Três Poderes será restrito, com bloqueio e policiamento a partir da Avenida José Sarney. O Congresso Nacional, os ministérios da Justiça e Segurança Pública e de Relações Exteriores, bem como o Supremo Tribunal Federal (STF), serão protegidos com gradis e policiamento. A Secom divulgou na noite desta terça-feira, 29,uma lista de itens que não poderão ser levados para a Esplanada dos Ministerios no dia do evento.A proibição inclui fogos de artifício, mastros de bandeiras, garrafas de vidro e latas, além de armas de brinquedo. Veja lista

  • Fogos de artifício e similares
  • Armas em geral
  • Apontador a laser ou similares
  • Artefatos explosivos
  • Sprays e aerossóis
  • Mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar, ou não, bandeiras, cartazes etc
  • Garrafas de vidro e latas
  • Armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que possuam aparência de arma de fogo
  • Drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira
  • Substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo
  • Armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural (a exemplo: tesouras, martelos, flechas, tacos, tacape, brocas)
Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES