Por Fabrício de Freitas
Na manhã desta terça-feira (18), o programa Notícias da Boa - apresentado pela jornalista Cinthia Lages - entrevistou o deputado estadual Fábio Novo (PT) acerca do projeto que institui a Política Estadual de Hidrogênio Verde, em prol da produção de energia renovável e de uma segurança aos investidores. A iniciativa está em consonância com a agenda governamental de Rafael Fonteles (PT).
Quando questionado sobre a proposta do programa, o deputado afirmou que seu propósito é buscar a aprovação jurídica para que o Piauí possa iniciar o ciclo de produção de energia verde de forma plena.
“O projeto dá o arcabouço jurídico para que o Estado possa elaborar e exercer sua política de produção do hidrogênio verde”, afirmou. “No dia 13 de dezembro, o governador Rafael Fonteles vai entregar a primeira parte do porto, que é a parte pesqueira. Depois, inicia a construção da segunda parte do porto, que é o terminal, para a exportação do hidrogênio verde aqui produzido”, continua.
Novo mencionou também que, com esse projeto, o Estado piauiense busca se posicionar e competir no mercado de energia renovável, a qual será a fonte mais utilizada no futuro. Além disso, ele apontou que esse meio de energia é necessário para a recomposição e preservação das florestas.
Governo Lula
O programa discutiu, ainda, sobre a implacável busca do Centrão em ocupar cadeiras ministeriais do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em relação a posição do ministro Wellington Dias (PT), na pasta do Desenvolvimento Social, Novo afirmou que ele não corre risco de perder a cadeira, uma vez que o Centrão não tem experiência com a seara social, além de Dias está apresentando um bom rendimento no comando do ministério.
“Eu não acredito que Lula que vai retirar o Wellington do ministério. Até porque os números do cargo são muito bons”, pontuou. “Esse ministério não é a ‘praia’ do Centrão, e sim a nossa ‘praia’, a ‘praia’ do Partido dos Trabalhadores (PT)”, completou.
Saiba mais em: Meionorte.com