Estado mais pobre do Brasil, Maranhão terá 3 ministros no governo Lula

Líder do PP, André Fufuca deverá assumir o Ministério do Esportes para agradar o Centrão

O deputado federal André Luiz de Carvalho Ribeiro, o  André Fufuca ou Fufuquinha, foi indicado pelo PP para assumir um MInistério no Governo do presidente Lula, que deve nomeá-lo para o Esportes. Médico por formação, Fufuca será o terceiro maranhense no primeiro escalão do Governo Federal, onde já estão seu colega de profissão, Juscelino Filho (Turismo) e Flávio Dino (Justiça). Apesar da representatividade, o estado segue ocupado a lideraná de um ranking incômodo, o de mais pobre do país. Sergundo o IBGE, 58,9% da população, cerca de 1,5 milhão de pessoas vive em situação de extrema pobreza.

Uma eventual nomeação de Fufuca marcará a estreia do Progressista de Arthur Lira na gestão do petista. O Partido é o líder do Centrão, com maioria na Câmara e possibilidade de travar o governo ao não aprovar medidas importantes param o país. O Partido está dividido quando a desembarcar no Governo mas aceita, desde que as Pastas sejam apetitosas. No caso do Esportes, há possibilidades de emendas e a administração de prêmios e apostas.

Do ponto  de vista da biografia, não é somente a Medicina que aproxima Fufuca e Juscelino: ambos são herdeiros políticos, ou seja, são oriundos de famílias de políticos.  André Fufuca é filho do atual prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Fufuca Dantas. O deputado estadual Juscelino Rezenda é pai do ministro do Turismo, que também é sobrinho da ex-prefeita de Santa Inês, Vianey Bringel  e do deputado estadual Stênio Resende. Já o ministro da Justiça e Seguranç Pública,  Flávio Dino de Castro e Costa é  advogado, ex-juiz e ex-governador do Maranhão (2015-2022). Em relação à política estadual, os conterrâneos e agora colegas de governo de Dino também eram seus adversários.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES