Grinch dos Feriados: Deputado quer transferência de datas para os domingos

Parlamentar bolsonarista diz que feriados em meio de semana atrapalham o país e que trabalhadores poderão comemorar melhor no domingo

      E se todos os feriados caíssem nos domingos? Se o leitor torceu o nariz para a proposta, então é bom estar atento à tramitação do Projeto de Lei 5646/2023. Nele, o deputado Marcos Pollon (PL-MS) propõe que a comemorações sejam transferidas para o domingo subsequente ao feriado jpois, segundo ele, o país terá benefícios econômicos com a mudança pois a concessão de folga aos trabalhadores é prejudicial à  economia. "Empresas deixam de operar, o comércio fecha suas portas, e a produção é interrompida, gerando impactos diretos no produto interno bruto (PIB) e na geração de empregos. Essa prática representa uma perda substancial de dias produtivos ao longo do ano, afetando a competitividade e a sustentabilidade das empresas", justifica.

No documento de apresentação do PL, o parlamentar aponta a motivação principal por trás da proposta " busca por mitigar os prejuízos econômicos causados pela paralisação do trabalho nos feriados e pontos facultativos" Ele cita dados do IBGE (2022), segundo o qual " os feriados e pontos facultativos tenham representado uma perda de aproximadamente 1,5% do PIB nacional"

Pollon vai mais longe na justificativa de apresentação do Projeto, que deve ser aprecisado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico e a Comissão de Indústria, Comércio e Serviços Federal e aponta que acabar com a folga dos trabalhadores fazendo com que os feriados sejam comemorados aos domingos "promove benefícios sociais". E expli: "ao concentrar as comemorações em domingos, facilita-se a participação da população em eventos e celebrações, contribuindo para a coesão social e a promoção do lazer. A medida proposta respeita o caráter festivo dos feriados, ao mesmo tempo em que busca otimizar o funcionamento da economia"

Art. 1o Esta Lei transfere a comemoração dos feriados para o primeiro domingo subsequente a data do feriado.

§1o Na data do feriado que não incidir domingo haverá expediente de trabalho normal nas repartições públicas e será facultado à iniciativa privada determinar se haverá expediente no seu âmbito.

Leia a íntegra do PL

Bancada da Bala

O deputado do PL é armamentista e integrante da chamada "bancada da bala"na Câmara Federal,atuando em defesa do fortalecimento de Clube de Tiros e armamento da população. Uma de suas últimas propostas no Parlamento "requer a convocação do Ministro das Relações Exteriores para prestar esclarecimentos sobre os impactos diplomáticos e econômicos da declaração da primeira-dama Janja durante evento relacionado ao G20 Social, em que proferiu a frase "Fuck you, Elon Musk", abordando possíveis prejuízos nas relações bilaterais Brasil-Estados Unidos, medidas de contenção de danos e estratégias para evitar repercussões negativas à imagem internacional do Brasil"

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES