Vagas para mulheres! Pela primeira vez em sua história , o Tribunal de Justiça do Piauí vai ocupar sua próxima vaga na Corte a partir de uma lista composta apenas por mulheres. Em edital publicado na última sexta-feira,26, o presidente do Judiciário piauiense desembargador Hilo de Almeida informa que o preenchimento da próxima vaga, a ser preenchida pelo critério do "merecimento" será ocupada "exclusivamente por mulheres", o que restringe a participação apenas de juízas de direito que se enquadrem nos critérios.
O edital atende à Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que promove ações afirmativas de gênero. De acoro com o documento, "enquanto não for alcançada a proporção de 40% a 60% por gênero, as vagas pelo critério de merecimento serão preenchidas por meio de editais abertos, de forma alternada, para o recebimento de inscrições exclusivas de mulheres e mistas (para homens e mulheres), observadas as políticas de cotas instituídas pelo CNJ, até o atingimento de paridade de gênero".
O presidente da Corte esclarece que, como o edital anterior foi por antiguidade e que, na último edital por merecimento , o escolhido foi um desembargador, a vaga aberta este ano, após aprovação da Assembleia Legislativa e sanção do governador Rafael Fonteles, adotará anova regra. Atualmente, o Tribunal Piauiense tem uma Corte composta por 20 desembargadores, sendo 19 homens e uma mulher, a desembargadora Maria do Rosário de Fátima Martins Leite, que tomou posse há apenas 2 meses. Antes dela,apenas Eulália Maria Ribeiro Gonçalves e Rosimar Leite, ambas aposentadas, integraram a Corte.