A Turquia vai sediar no próximo dia 15, o manifesto "Unidos pela Paz na Palestina". O evento reunirá chefes de Estado e primeiras damas de diferentes partes do mundo. Uma das organizadoras é a primeira-dama da Turquia, Emine Erdoğan, que convidou a primeira dama brasileira, Janja da Silva, para participar do evento. Em publicação na rede social, Janja informa que não poderá comparecer ao manifesto.
"Este é uma iniciativa inspiradora que nos convoca a unir nossas vozes por Gaza e pela paz", publicou Janja. " O que estamos vivendo reforça o que tenho falado há meses sobre como as guerras vitimam e afetam gravemente crianças e mulheres". Janja cita dados da ONU, que apontam que 70% das vítimas dos conflitos em Gaza são mulheres e crianças.
"A crise humanitária se aprofunda e a construção de corredores humanitários e cessar-fogo se tornam ainda mais urgentes, esta é uma oportunidade para reforçarmos e apoiarmos os esforços de nossos países na ONU", diz. "Civis devem ser protegidos como exigem as leis internacionais que foram construídas a partir do aprendizado histórico que acumulamos como humanidade", afirma a brasileira.
Infelizmente não poderei estar presencialmente no evento, mas reforcei a ela que seguiremos juntas caminhando por um mundo justo e em paz, onde todas as vidas são importantes.