A partir de amanã,17, o presidente tem uma intensa agenda bilateral com presidentes e lideranças que participam da reunião da Cúpula do G-20. A agenda de Lula inclui reuniões com os presidentes da França, Emanuel Macron, da África do Sul,Cyril Ramaphosa e da Turquia, Tayyp Erdogan, com a presidente da Comissão Europeira, Ursula Von der Leyen e com a primeira-ministra da Itália, Giórgia Meloni.
Ainda neste sábado, o presidente recebeu prefeita de Paris, Anne Hidalgo para conversaram sobre a situação política no Brasil e na Europa, a reconstrução do papel internacional do Brasil no exterior e sobre as parcerias que envolvem os projetos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com municípios brasileiros.Participaram também do encontro os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e da Fazenda, Fernando Haddad, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o assessor especial do presidente da República, Celso Amorim.
O encontro teve a participação de prefeitos de Barcelona, Johanesburgo, Montreal, Phoenix e Nova Orleans, entre outras cidades, e buscou a ampliação de financiamento para o enfrentamento às mudanças climáticas e a transição energética ( Agência Brasil)
Reunião com o Presidente da República da África do Sul, Cyril Ramaphosa
Forte de Copacabana – Rio de Janeiro
Reunião com o Primeiro-Ministro da Malásia, Anwar Ibrahim
Forte de Copacabana – Rio de Janeiro
Reunião com a Primeira-Ministra da República Italiana, Giorgia Meloni
Forte de Copacabana – Rio de Janeiro
Audiência com o Príncipe Herdeiro de Abu Dhabi, Sheikh Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan
Forte de Copacabana – Rio de Janeiro
Reunião com a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen
Forte de Copacabana – Rio de Janeiro
Reunião com o Presidente da República Socialista do Vietnã, Pham Minh Chinh
Forte de Copacabana – Rio de Janeiro
Reunião com o Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço
Forte de Copacabana – Rio de Janeiro
Reunião com o Presidente da República da Türkiye, Recep Tayyip Erdoğan
Forte de Copacabana – Rio de Janeiro
Reunião com o Presidente da República Árabe do Egito, Abdel Fattah El-Sisi
Forte de Copacabana – Rio de Janeiro
Reunião com o Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron
Forte de Copacabana – Rio de Janeiro
Reunião com o Presidente do Estado Plurinacional da Bolívia, Luis Arce
Festival cultural
O presidente Lula participou do último dia de apresentações do Festival Aliança Global, evento cultural criado para impulsionar a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, prioridade do Brasil à frente do G20, fórum de cooperação econômica internacional que reunirá líderes a partir da próxima segunda,18. No evento, o presidente destacou o documento com as bases da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que será entregue durante a Cúpula.. “A fome não é uma questão da natureza, não é uma questão alheia ao ser humano. A fome hoje é tratada como se não existisse por conta da irresponsabilidade de todos nós, governantes do planeta Terra. E é por isso que nós estamos tratando a fome como uma questão política, para que a gente comece a falar em qualquer lugar”, afirmou
Lula também reforçou o seu compromisso de unir esforços em todos os continentes para acabar com o problema da fome. “O que eu quero dizer para 733 milhões de habitantes que passam fome no mundo, crianças que vão dormir e acordam sem ter certeza se vão ter algum alimento para colocar na boca é: hoje não tem, mas amanhã vai ter. Porque nós temos que ter coragem e dignidade para mudar a história da humanidade que está tão perversa”, disse.