Lula voltará a acionar a ONU por pausa humanitária, diz Mauro Vieira

O ministro deu detalhes da Operação que durou 36 dias

Uma negociação que envolveu muitos telefonemas, encontros e participações em audiências com representantes dos governos de Israel, Egito, Catar e da Autoridade Palestina, e que teve o empenho do preidente Luís Inácio da Silva. Assim foi a retirada de 32 brasileiros que estavam na Faixa de GAza e retornam nesta segunda, 13, para o Brasil. Em entrevista, agora há pouco, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira,  afirmou que a situação dos brasileiros está resolvida de momento mas que a situação do conflito é gravíssima e o presidente Lula segue falando com os atores importantes envolvidos", garante.

Segundo Vieira, o presidente voltará a cobrar do Conselho de Segurança da ONU com vistas à uma pausa humanitária para o conflito", afirma. O ministro reafirmou que "todo o esforço para a libertação dos brasileiros foi feito pelo Governo do Presidente Lula. Eu fui o interlocutor". Ao ser questionado sobre a reunião organizada pelo embaixador de Israel com a presença do ex-presidente JAir Bolsonaro e a narrativa posterior de que ele teria tido influência no resgate, Vieira disse tratar-se de  " desinformação". E ainda afirmou que não conhece Daniel Zonshine

A viagem que trará os repatriados será o décimo voo de aeronaves da Força Aérea Brasileira(FAB), que,juntamente com a Presidência da República, disponibilizou seus aviões para a Operação Voltando em Paz e conseguiu transportar 1477 pessoas e 53 pets em 36 dias de Operação.

Montada pelo governo brasileiro para repatriar cidadãos na zona do conflito iniciado em 7 de outubro, no Oriente Médio, a Operação Voltando em Paz viveu, neste 12 de novembro, mais um capítulo importante de sua trajetória, quando o grupo de brasileiros que ansiava por deixar a Faixa de Gaza cruzou a fronteira com o Egito.

A previsão é de que eles embarquem nesta segunda-feira, 13/11, em um avião VC2, da Presidência da República, na décima viagem de repatriação de brasileiros. A chegada está prevista para as 23h30 desta segunda, na Base Aérea de Brasília. Ao tocar o solo, serão 1.477 passageiros transportados: 1.462 brasileiros, 11 palestinos, três bolivianas e uma jordaniana, além de 53 animais domésticos (veja abaixo).

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES