O Governo Federal montou operação de acolhimento quie inclui serviços de abrigo, documentação e alimentação, além de apoio psicológico, cuidados médicos e imunização para os brasileiros que estão sendo repatriados de Gaza. Após o desembarque, o grupo ficará hospedado dois dias em Brasília para a regularização de permanência junto ao Ministério da Justiça.
Quase metade dos brasileiros não tem onde ficar. Para eles, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome disponibiluzará abrigos no interior de São Paulo, afirmaAugusto de Arruda Botelho, secretário nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Augusto de Arruda Botelho. Segundo ele, não há prazo específico para o atendimento que será fornecido pelo Governo Federal aos repatriados.
“Estamos preparados para o tempo que for necessário, para que essas pessoas possam se integrar ao nosso país. Não há prazo limite fixado. Estamos prontos para recebê-los da melhor forma. Eles ficarão em um local com longa experiência de acolhimento de refugiados da forma mais completa, mais digna, sem prazo”, conclui
Já os brasileiros que têm destino certo porque têm familiares aqui, serão deslocados para esses locais em aeronaves da FAB.
REPERCUSSÃO
A informação de que o grupo de brasileiros havia cruzado a fronteira e já estava a caminho do Egito foi publicada pelo Itamaraty, em sua conta oficial na rede X, antigo Twitter. A repercussão foi imediata. O presidente Lula comemorou em sua conta oficial afirmando "os brasileiros já atravessaram a fronteira e se encomtram no Egito, de onde virão, em segurança para o Brasil, na Operação Voltando em Paz".
Outro que também comentou foi o ministro da JUstiça, FLávio Dino: "Grande notícia o resgate dos brasileiros e suas famílias. Parabéns ao Presidente Lula e à equipe do Itamaraty. Homenageio especialmente o Chanceler Mauro Vieira, o Embaixador Celso Amorim e o nosso Embaixador na Palestina, Alessandro Candeas"
Em nova foto publica agora há pouco, Hasan RAbee, um dos integrantes do grupo, comentou "Chegamos ao egito com apoio do Governo do Brasil. Obrigado Lula"