Dos livros de Matemática para a Política! Em Cocal dos Alves, cidade que fica a 295km de Teresina, professores e ex-alunos medalhistas em Olimpiadas Escolares se unem para disputar as eleições municipais e mudar a realidade de um dos municípios mas pobres do estado. Eles compõem a chapa liderada pelo professor Antônio Cardoso do Amaral (PSD), que foi convencido a disputar sua primeira eleição, depois de pesquisas de intenção de voto que apontam preferência pelo nome dele ao trabalho realizado na Escola Agostinho Brandão. " Queremos apresentar uma alternativa à população, por isso reunimos pessoas da comunidade que têm o mesmo objetivo de ajudar nossa cidade", diz.
Entre os 10 nomes que o Partido pode apresentar na disputa ( a Câmara Municipal é composta nor 9 vereadores), estão da Bacharel em Matemática e acadêmica de Medicina Ana Carlos de Brito Amaral (foto). A jovem é detentora de 7 medalhas na OBMEP ( Olimpíada Brasileira de Matemática).
Mudando vidas
A escola estadual de Cocal dos Alves ficou conhecida nacionalmente pelo grande número de medalhas em diversas olimpíadas escolares, incluindo a OBMEP. Na primeira participação, em 2005, 25 aprovados estudantes passaram para a para 2º fase e 19 foram premiados. De lá para cá, a Unidade tem acumulado vitórias e se destaca também pelo acesso aos seus alunos ao Ensino Superior, trajetória iniciada pelo trabalho de uma equipe liberada pelo prof Amaral. Mais do que isso, a escola modelo inspirou outras instituições piauienses na participação garantiu acesso a estudantes da Rede Pública.
Cocal dos Alves tem 6806 habitantes (IBGE 2022) e apenas 6,7% da população economicamente ativa está no mercado formal de trabalho. Os melhores indicadores do município são no setor de Educação, com 96,3% de taxa de escolarização.