Mortos por Covid-19 no Piauí equivalem a 18 Batalhas do Jenipapo

Com 3606 mortes pela doença até ontem, o Piauí já perdeu o equivalente a 18 batalhas como a ocorrida em Campo Maior, em 1823.

Com 3606 mortes pela doença até ontem, o Piauí já perdeu o equivalente a 18 batalhas como a ocorrida em Campo Maior, em 1823. | Foto: Reprodução/ Viva Cidade

As 3606 mortes por Covi-19 ocorridas no Piauí,  em menos de 1 ano, equivalem ao total de mortos em 18 Batalhas do Jenipapo. No conflito, ocorrido em Campo Maior, no dia 13 de março de 1823, registrou-se cerca de 200 piauienses perderam a vida. A Batalha marcou a adesão do Piauí à Independência do Brasil.   É a primeira vez, em 12 anos, que não aconceteu a solelidade comemorativa no Monumento aos Mortos. Para marcar a data, o Governo do Piauí lançou um vídeo que busca resgatar o apoio dos piauienses às medidas restritivas que, comprovadamente, conseguem conter o avanço da Covid19. 

A estratégia de vídeos educativos que possam chamar a atenção da população para os riscos da doença foi bastante adotada em 2020, pela Prefeitura de Teresina. No primeiro ano da pandemia, a capital piauiense chegou a ocupar o primeiro lugar em índice de isolamento social dentre as capitais brasileiras e até novembro de 2020, o Piauí tinha a menor taxa de letalidade do Nordeste.

Desde o início do ano, entretanto, o relaxamento das medidas de suspensão de atividades e eventos festivos, como o carnaval e, um pouco antes, a campanha eleitoral, resultaram em indicadores desfavoráveis que colocam o estado entre os que estão com o sistema de saúde abalado pelo aumento do número de casos e de óbitos.

 Segundo o Painel epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, nesta sexta,12, a média de casos da semana foi de 20 e a média móvel de 23, uma tendência de alta de 71% em relação aos sete dias anteriores. Há menos de 3 meses, no dia 30 de dezembro de 2020, a média de casos era de 10 e a média móvel registrada, de 6,43. Há crescimento considerável do número de casos, com média de 950 em uma semana, mais do dobro da média registrada no final do ano.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES