O que têm em comum o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o cantor GIlberto Gil e a atriz Fernanda Montenegro? Todos já ultrapassaram a barreira dos 80 anos e continuam em atividade, cada um em sua área de atuaçao . "Uma geração a ser celebrada", os octogenários deverão ser convidados pelo presidente Lula para um evento que tem o objetivo de ressaltar as conquistas desses brasileiros.Uma prévia do encontro aconteceu no Rio de Janeiro, com as presenças de Chico Buarque, Caetanos Veloso e Maria Betânia, além do presidente, que completou 78 anos de idade, no dia 27 de outubro.
Outros nomes também aparecem na lista de octogenários que estão em plena atividade, Milton Nascimento (81), Ney Matogrosso (82), Paulinho da Viola (81). No mundo, não faltam representantes da geração nascida nos anos de 1940:o presidente americano Joe Biden, o cineasta Martin Scorcese, o estilista Calvin Klein, os cantores Roger Walters e Paul MCartney,todos já inauguraram as 8 décadas de vida.
Segundo o IBGE, no Brasil, existem cerca de 4,6 milhões de brasileiros com 80 anos ou mais, revelando o processo de envelhecimento da população, que apresentou a menor taxa de natalidade desde 1872. Além da queda do número de nascimentos, outro fator contribui para o aumento da população de idosos: a melhoria da qualidade de vida. Atualmente, a expectativa e vida no país é de 77anos de idade.
O censo de 2022 registrou que pessoas com 65 anos ou mais de idade chegou a 10,9% da população, com alta de 57,4% em relação a 2010. Já a população acima de 80 anos chegou a 4,6 milhões, 56% a mais do que a uma dácada (2,9 milhões). Já os centenários somam 37.814 habitantes