Petrobras prepara instalação da primeira Biorrefinaria do país

Presidente da estatal anuncia que testes para. produção de derivados típicos do petróleo a parte de óleos vegetais foram bem sucedidos

A Petrobras na vanguarda da transição energética no pais. Teste concluído nesta segunda-feira,6, apontam que a estatal está preparara para iniciar uma nova etapa. "É um evento tão 𝗱𝗶𝘀𝗿𝘂𝗽𝘁𝗶𝘃𝗼 para a indústria dos combustíveis quanto a criação da internet para as comunicações. E trata-se de uma patente @Petrobras", anunciou o presidete da empresa, Jean Paul Prates, na rede social X. 

O teste industrial com processamento de carga 100% óleo vegetal foi realizado na unidade de FCC da Refinaria Riograndense (RPR) , localizada em Rio Grande (RS) e o resultado foi considerado um sucesso! "É a Petrobrás voltando a liderar grandes processos de transformação técnica, econômica e social, com repercussão global", projeta Prates.

Segundo o presidente da estatal, para a produção, foi utilizada tecnologia desenvolvida pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES) . "Alcançamos êxito na produção de petroquímicos e combustíveis renováveis, como 𝗯𝗶𝗼-𝗚𝗟𝗣, ó𝗹𝗲𝗼 𝗹𝗲𝘃𝗲 𝗿𝗲𝗻𝗼𝘃á𝘃𝗲𝗹, ó𝗹𝗲𝗼 𝗽𝗲𝘀𝗮𝗱𝗼 𝗿𝗲𝗻𝗼𝘃á𝘃𝗲𝗹 𝗲 𝗯𝗶𝗼-𝗕𝗧𝗫 (𝗯𝗲𝗻𝘇𝗲𝗻𝗼, 𝘁𝗼𝗹𝘂𝗲𝗻𝗼 𝗲 𝘅𝗶𝗹𝗲𝗻𝗼), 𝗽𝗿𝗼𝗱𝘂𝘁𝗼𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝘁ê𝗺 𝗮𝗽𝗹𝗶𝗰𝗮çõ𝗲𝘀 𝗻𝗮𝘀 𝗶𝗻𝗱ú𝘀𝘁𝗿𝗶𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗯𝗼𝗿𝗿𝗮𝗰𝗵𝗮 𝘀𝗶𝗻𝘁é𝘁𝗶𝗰𝗮, 𝗻𝘆𝗹𝗼𝗻 𝗲 𝗣𝗩𝗖", informa o presidente 

Segundo Prates, a Petrobras também conseguiu  atender aos requisitos para a formulação de gasolinas renováveis de alto desempenho. Ele explica como ocorreram os testes:

"A operação teve início em 31/10/23 às 14h50 e decorreu de forma estável, com os equipamentos operando dentro dos parâmetros desejados até às 17h. Nesse momento, observou-se uma perda de carga mais significativa nos bicos de injeção de carga da unidade, provavelmente ocasionada pela limpeza que a nova materia-prima gerou no sistema, levando à decisão de colocar a unidade em recirculação. O problema foi resolvido durante a madrugada de 01/11/2023. A reintegração da seção de reação ocorreu às 14h de 01/11/2023. A unidade estabilizou com uma vazão em torno de 320 m³/dia em 02/11/2023, e o alinhamento dos produtos para o tanque final teve início às 23h. 

A reintegração da seção de reação ocorreu às 14h de 01/11/2023. A unidade estabilizou com uma vazão em torno de 320 m³/dia em 02/11/2023, e o alinhamento dos produtos para o tanque final teve início às 23h".

Com base nos resultados obtidos, a  unidade de FCC da Refinaria Riograndense será adaptada para tornar-se a primeira Biorrefinaria do país.,

A confirmação dos resultados promissores obtidos nas unidades de pesquisa abre perspectivas para o estabelecimento de 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗮𝘁𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗹𝗶𝗰𝗲𝗻𝗰𝗶𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗮 𝘁𝗲𝗰𝗻𝗼𝗹𝗼𝗴𝗶𝗮 comprovada.Em junho de 2024, está previsto um 𝘀𝗲𝗴𝘂𝗻𝗱𝗼 𝘁𝗲𝘀𝘁𝗲 𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗽𝗿𝗼𝗰𝗲𝘀𝘀𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 de óleo de pirólise de biomassa com gasóleo.

"Nós estamos de volta à vanguarda de uma transição gradual, responsável e inclusiva, pois óleo vegetal em refinarias é demanda para o setor agrícola nacional, pequenos e grandes produtores", comemora.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES