Polêmica: governador do Amazonas quer que a 'Amazon' pague pelo uso do nome

Inspiração do fundador da marca foi, de fato, o rio Amazonas; Jeff Bezos descartou outras escolhas

De partida para Dubai, nos Emirados Árabes, onde participará da COP-28 ( Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas), o   governador do Amazonas, Wilson Lima (União)  causou polêmica nesta quinta-feira,30, ao informar que terá um encontro com representantes da Amazon para questionar o uso do nome da grande empresa. " A Amazon usa o nome da Amazonas e quanto a gente ganha por isso? É uma das coisas que queremos saber. É um os questionamentos que vamos fazer na COP28"

Segundo o político,  nas reuniões com repreentantes da  empresa, serão definidas parcerias com o estado. A declaração de Lima, deita a emissoras locais, foi motivo de  críticas e deboche nas redes sociais. O humorista Antônio Tabet, da Porta dos Fundos, repostou o vídeo com a frase : " Meu Deus....".

RIO AMAZONAS é origem no nome  AMAZON

Mas o que a Amazon tem a ver com o Amazonas? Em vídeo gravado em 1997, Jeff Bezos conta como surgiu a ideia de criar uma livraria online, numa época em que o e-commerce ainda não atraía a atenção, a não ser de visionários como ele, que acumulam uma fortuna de U$129 bilhões.

Quando ele decidiu criar a empresa e contou com financiamento dos pais, alguns nomes surgiram. Inicialmente,  foi sugerido "Cadabra" ( variação de  "abracadabra" )  e " Relentless" (em tradução para o Português, Implacável), ambos descartados pelo empresário. Como o serviço online era algo novo, ele queria uma marca forte e impactante

Foi assim, como conta o próprio Jeff Bezos no vídeo, ele procurou  no dicionário e encontrou  o nome Amazon, que é a tradução para o Inglês, do nome do  Rio Amazonas. O empresário considerou o nome exótico  e concluiu que seria ideal para sua empresa. 

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES