O ano mal começou mas os políticos já trabalham de olho em 2026. " Queremos fazer uma grande bancada. O governador quer eleger 10 deputados federais ", afirma o presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva. Em entrevista ao Notícias da Boa, da TVJMN (canal 20.1), o parlamentar confirmou sua disposição em disputar uma das vagas ."Se elegermos os 10, eu estarei entre eles'', acredita.
Segundo o presidente da Alepi, caso seja o presidente seja reeleito, o Piauí dará uma contribuição importante para o fortalecimento de Lula no Congresso. Ele entende que ampliar a bancada governista , sobretudo na Câmara Federal, é importante para a obtenção de recursos para o estado mas, principalmente para o governo federal. Silva admite que já está conversando com lideranças de todo o estado, como parte da articulação para sua campanha. Apesar da aliança com o deputado Evaldo Gomes ( Solidariedade), o parlamentar assegura que não pretende trocar o PT pela sigla. " Serei candidato pelo PT, que é meu Partido de formação", diz.
ELEIÇÕES 2024
Há um consenso entre os políticos que a disputa municipal seja fundamental paras as eleições gerais, de 2026, Silva. Faltando mais de dois anos para a disputa, a maioria dos pretendentes já fecha acordos com prefeitos e vereadores do interior.
Sobre a campanha do deputado Fábio Novo (PT) à Prefeitura de Teresina, o presidente da Alepi mostrou-se animado com a evolução da pré-candidatura petista. "Primeiro vamos eleger o Fábio no primeiro turno, disso eu não tenho dúvida". Ele tem dialogado com cada segmento de Teresina. e tem feito isso muito bem", comenta, deixando claro que não existe mais nenhum rusga na disputa que movimentou o Partido até a escolha de Novo e que tinha no presidente da Alepi, o adversário.
"A partir do dia 7( de outubro, um dia depois da eleição), já queremos ver o plano de govero para a recuperação de Teresina. Se preciso for, estarei com ele até para ser gari", finaliza