A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, conclamou os políticos progressistas do mundo a se unirem para barrar as posições populistas que, segundo ela, atuam contra políticas públicas da agenda climática. Hidalgo está no Rio de Janeiro e participa do U20, Fórum de Cidades do G20.
As declarações de Hidalgo foram feitas agora há pouco, na discussão sobre desenvolvimento e agenda climática. Ela alertou para a dificuldade que prefeitos da Europa têm em razão do avanço do negacionismo. "Eles têm uma capacidade de manipular a população com falsas ideias. Promovem a difamação dos cientistas, se contrapõem às convicções da Ciência" , afirma ao se referir nominalmente aos prefeitos da Argentina, Javier Milei e ao futuro presidente americano Donald Trump.
" O presidente Lula sabe do que esses populistas são capazes, ele sabe que fascismo é capaz de produzir desastres", completa. Ela citou a França e a Espanha como países que podem se contrapor ao crescimento da extrema direita. " Também estou otimista com o novo presidente da Comissão Europeia que será o português Antonio Costa.
"Eles são fortes, reconheço, mas precisamos do apoio dos que entendem que não pode haver espaço no mundo para a quebra da convicção científica", diz
Hidalgo entende que o método de manipulação de líderes como Milei e Trump consiste em fazer os pobres acreditarem que eles estão ao lado dos mais vulneráveis mesmo sendo representantes das elites e que essa manipulação também contrapõe a população das cidades e do campo. " Na Europa, eles dizem que não é preciso investimento público nas cidades", afirma