Rafael Fonteles no radar do PT para sucessão de Lula

Fontes do Partido dizem que o presidente está encantado“com o governador do Piauí e entorno observará desempenho

A perfomance do governador  Rafael Fonteles (PT), durante a passagem do presidente Lula por Teresina, agradou tanto o presidente Lula que o chefe do Executivo estadual entrou também na linha de observação dos caciques do Partido, interessados na sucessão de Lula .

Em seu discurso durante lançamento do PAC no Piauí, o presidente Lula verbalizou a satisfação ao brincar, mencionando o ministro da Educação Camilo Santana, presente na cerimônia, ter imaginado que "somente o Ceará produzia meninos inteligentes mas estou vendo que o Piauí também!". Outra menção foi feita ao ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias: "eu achava que era humanamente impossível ter um índio mais esperto do que o Wellington mas estou vendo que tem!. E emendou: "quando eu souber que ele está em Brasília eu vou viajar", disse arrancando risos da plateia.

Quem estava próximo do presidente, no entanto, garante que as brincadeiras foi apenas parte da impressão causada por Fonteles. "O presidente gostou do discursos, do conteúdo e da forma como ele empolga o público" , diz uma fonte do PT. O presidente tem demonstrado instatisfação pela forma como alguns auxuliares comunicam as ações de governo e acha que a linguagem precisa ser mais clara para facilitar o entendimento. No mesmo evento, ele cobrou de Dias que o Plano Brasil Sem Fome fosse apresentado de forma mais acessível. Ëstou preocupado com tantos dadoss. O povo não entende isso!", opinou ao falar após a exibição dos slides.

O discurso do governador piauiense abordou três temas que são prioritários na agenda de Lula: o emprego, a Educação e a transição energética, o que também agradou o presidente. Fonteles quer a vanguarda da produção de energia a partir do hidrogênio verde, o que também mereceu elogios da ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, em entrevista aos jornalistas.

Apesar de estreante na Política - Fonteles tem uma longa estrada no Partido dos Trabalhadores. Acompanhou as campanhas do pai, o ex-deputado federal Nazarneo Fonteles e sua formação política vem da convivência com ele e com Wellington Dias, de quem foi secretário de Fazenda. Na prática, porém, os dois são diferentes. "Rafael tem sua própria marca".

Mais tarde, no almoço que ofereceu ao presidente e comitiva, o clima entre os dois era de integração. Lula e Janja posaram para fotos ao lado do governador e dos filhos Theresa,Thomaz e Elisa.. Em post na rede social, a primeira dama Isabel Fonteles destacou o encontro: "Rafael ensinando cidadania aos filhos com o melhor! Presidente Lula! Que aula! Seus filhos nunca serão alheios à dor do próximo", publicou

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES