A chave do maior banco público do país vai para as mãos do PP, ou melhor, de Arthur Lira, presidente da Câmara. Federal. O impacto da mudança no posto, ocupada pela funcionária de carreira Rita Serrano será atenuado porque a indicada, a ex-deputada federal piauiense Margarete Coelho (PP), atualmente na diretoria financeira do Sebrae, é uma antiga aliada do Partido dos Trabalhadores, tendo sido vice-governadora na gestão do hoje ministro Wellington Dias (2015-2018) . O nome dela pode ser confirmado duranta a visita do presidente ao Piauí, na próxima sexta-feira,31.
Na semana passada, a coluna noticiou que o nome de Coelho tinha voltado a aparecer nas discussões sobre mudanças que o presidente terá que fazer para agradar o Centrão. Aliados de Dias já tinham como certo a indicação dela na Presidência da Caixa. Antes disso, a ex-companheira de chapa de Dias foi alvo de exposed, por sua atuação na campanha eleitoral de Bolsonaro, ao lado da ex-primeira dama Michele Bolsonaro. No entanto, para os petistas do estado, ela sempre foi considerada parte do grupo " ela é das nossas. Sempre defendeu nossas bandeiras" , diz uma ativista do Movimento Negro do Piauí ao se referir à então candidata.
Protegida de Ciro e Lira
Margarete Coelho consegue a proeza de ser "abraçada"pelo PT e aliada de primeira hora do senador Ciro Nogueira. No último dia 18, ela esteve ao lado do parlamentar no Fórum Brasileiro de Inteligência Artificial, organizado pela Fundação Milton Campos e pelo Progressistas. O evento realizado em São Paulo reuniu " autoridades, especialistas e empresários". O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto e Nogueira estavam juntos em um dos paineis do evento que foi apoiado pelo Sebrae. Apesar da proximidade, no entanto, a indicação de Coelhopara a Caixa é da lavra de Lira, de quem foi advogada.
Dentre outros programas, a Caixa é responsável pelo Minha Casa Minha Vida que tem um orçamento de R$ 96,9 bilhões este ano. A Caixa é destaque no segmento habitacional com participação de 67% do segmento. somente em 2023, a Instituição impulsiona mais de 400 mil financiamentos imobiliários, segundo informa a presidente Rita Serrano.