Por Fabrício de Freitas
Na manhã desta quarta-feira (05), o programa Notícias da Boa - apresentado pela jornalista Cinthia Lages - entrevistou Carlos Anchieta, secretário estadual da cultura, acerca da aplicação da recente lei Paulo Gustavo em terras piauienses. O entrevistado esclareceu pontos sobre recurso, aplicação e distribuição da verba enviado pelo Planalto para incentivar a produção cultural local.
A lei enviou um montante de R$ 74 milhões ao estado do Piauí para que a secretaria organize e distribua a quantia nos diversos setores que formam a cultura regional.
Quando questionado sobre os focos da lei, o secretário afirmou que ela foi direcionada aos estados com foco na produção audiovisual: “70% dos recursos são destinados para o audiovisual de curta e longa-metragem de games, TikTok e salas de cinema. Os outros 30% são encaminhados para a economia criativa da cultura - como teatro, dança, artesanato, música e diversidade”, explicou.
A jornalista apontou que, quando o recurso é distribuído entre os grupos culturais, sua maior parcela fica sempre detenta a comunidades que produzem o mesmo tipo de produto, enquanto outras nem sequer conseguem ser beneficiadas pelo apoio financeiro, como é o caso dos pesquisadores acadêmicos. A observação foi feita a fim de que a verba assista também a produção de nível superior.
Anchieta comentou sobre a importância dos grupos, que desejam solicitar o apoio, em lerem o edital publicado pela secretaria, uma vez que nele há a lista de critérios que devem ser seguidos pelos beneficiários.
Saiba mais em: Meionorte.com