Vai ser no Nordeste, mais precisamente na cidade de Macaíba (RN), que a gigante varejista Shein irá implantar o seu projeto-piloto na América Latina. A novidade foi anunciada pelo presidente Lula, em reunião realizada na noite desta quinta-feira, 29, com a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra e o presidente da empresa para o Brasil, Marcelo Claure.
O projeto prevê investimentos de R$750 milhões para "aumentar a competitividade da indústria têxtil no Brasil e 100 mil novos empregos nos próximos três anos", informou a governadora. "É uma alegria imensa ver o projeto começar no nosso estado pelo reconhecimento e expertise que conquistamos. Isso é a interiorização do emprego, trazendo mais oportunidades para o RN e o Brasil", completou.
A produção brasileira da Shein será de responsabilidade da Coteminas, empresa brasileira do setor têxtil. A fábrica também receberá as roupas produzidas em oficinas de costura. A produção no Brasil é parte de um compromisso firmado com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad para a solução de impasse em relação à taxação de impostos. A Shein se comprometeu a abrir cerca de 2 mil fábricas no país, gerando aproximadamente 100 mil empregos.
A Shein é um fenômeno do e-commerce. A empresa chinesa foi fundada em 2008, pelo empresário e marketeiro digital, Chris Xu, com o nome de ZZKKO. Na época, era especializada em vestidos de noiva. Quando expandiu a oferta para roupas femininas em geral recebeu o nome de Sheinside. Dois anos depois, internacionalizava as vendas e já chegou a 150 países. No Brasil,somente em 2021, foram feitos mais de 21 milhões de downloads do aplicativo que comercializa os produtos.