Um dos articuladores da candidatura do vereador Ramiro Saraiva, à Prefeitura de União pelo PT, o ex-prefeito José Barros Sobrinho defende a indicação e convoca o oponente, José Osmar Alves Barros se incorporar à campanha em prol de aliança ampla e vencer as eleições no município. A decisão que culminou com o nome de Soares foi tomada em reunião do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores e o vereador obteve 8 dos 11 votos . Os demais se abstiveram de votar. As declarações foram feitas em entrevista ao Programa Notícias da Boa (TVJMN);
"Havia uma cobrança grande por parte dos aliados e o Partido precisava apresentar seu candidato pois estamos a apaenas 8 meses da eleição", diz Barros, rejeitando a acusação de ter imposto o nome de Saraiva. "Eu o apoio porque fizemos consultas internas e junto aos aliados.Houve um consenso em todos do nome do vereador", garante Barros. "José Osmar já foi candidato. Agora é a vez do Ramiro", completa lembrando que o pré-candidato foi o candidato mais votado nas eleições de 2020 para a Câmara Municipal.
Apesar de rechaçar queixar de ter uma posição "isolada" sobre a indicação , Barros afirma que José Osmar "é um quadro valioso " e espera que um dos fundadores do Partido não deixe a sigla, como chegou a anunciar. "Espero que venha fazer parte da campanha, engrossar as fileiras, para que tenhamos uma candiatura robusta" . Barros afirma que, em União, há um trabalho para "rejuvenescer" o PT. "Ramiro é um jovem e todos os vereadores do PT são jovens. Ele fez um mandato que contribui com as ideias que o Partido defende".
"Este é o chamamento estamos fazendo, para que União aconteça o que está acontecendo em outros municípios, que se respeita a escolha do Diretório ", conclama. "Lembro que nosso adversário é o atual prefeito (Gustavo Medeiros), que será candidato à reeleição", diz.
Localizado a 50 km de Teresina, com 35.867 eleitores, União tem uma tradição eleitoral de prefeitos que governam paenas uma vez. "Nunca houve reeleição e não vai haver agora", diz, otimista.