Bairro das Letras e Casa-Museu Lope de Vega

COLUNA DA SEMANA

Caros leitores,

Na coluna desta semana, vamos conhecer o famoso Bairro das Letras, zona emblemática da capital espanhola, localizada bem no centro de Madrid e compondo uma das zonas mais privilegiadas, históricas e culturais da cidade, região também que foi moradia para grandes escritores do Século de Ouro da Literatura Espanhola.

Imagem: Canva

O Bairro das Letras é assim chamado por ser uma zona que foi marcada pela presença de grandes escritores, como o famoso Miguel de Cervantes, autor do livro Dom Quixote de la Mancha, assim como o dramaturgo Lope de Veja, que viveu no bairro até o ano de sua morte.

Imagem: Casa Museo Lope de VegaImagem: Casa Museo Lope de Vega

Por ser uma região de grande influência literária, é possível encontrar referências de grandes escritores espanhóis por todos os lados, desde citações célebres espalhadas pelo chão a nomes de ruas em homenagem aos autores, como as Ruas Lope de Veja, Cervantes e Quevedo.

Imagem: Casa Museo Lope de Vega

Curiosamente, está localizada na Rua Cervantes a residência do dramaturgo Lope de Vega, casa em que ele viveu até o ano de sua morte, em 1635, e é lá que fica a Casa-Museu Lope de Vega, que foi construída no século XVI e hoje está aberta para visitação.

Desde 1935, 300 anos após a morte do dramaturgo, a residência foi transformada em um museu e preserva peças originais, que realmente pertenceram ao escritor Lope de Veja, além de apresentar ao público coleções antigas provenientes de outros pontos de Madrid, mas que permitem um verdadeiro passeio pela história.

Imagem: Casa Museo Lope de VegaImagem: Casa Museo Lope de Vega

Ao adentrar o museu, é possível conhecer vários cômodos da residência de Lope de Veja, como o estúdio, local em que se reuniu com escritores e amigos da época, além de ser um dos espaços de produção do dramaturgo, podendo ainda visitar o dormitório e o jardim, um dos cantos preferidos do autor.

DICA DE PASSEIO: Muito além da influência literária, o Bairro das Letras também se destaca pela sua localização, o que permite integrar mais passeios. Então, sugerimos conhecer também outros espaços importantes de Madrid, como Caixa-Fórum, que encanta com seu jardim vertical, além de visitar também o Triângulo da Arte, que integra três dos museus mais importantes da Espanha.

Até o próximo passeio!

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES