Caros leitores,
Na coluna desta semana, vamos conhecer a maior Feira Internacional de Turismo da Espanha (FITUR), um dos eventos mais importantes realizado em território espanhol e que impacta positivamente o turismo dos países participantes. Na edição deste ano, o evento foi realizado entre os dias 19 e 23 de maio, na Instituição de Feiras de Madrid (IFEMA).
Devido à pandemia, a FITUR passou por uma readaptação e o número de países envolvidos foi limitado, além de uma nova sistemática de atividades, que se revezavam entre as modalidades presencial e virtual. Vale destacar que o evento é a primeira feira da Europa a retomar com as atividades presenciais, mas claro que com as devidas medidas de segurança, como a realização de testes de Covid-19 em todos os participantes.
Nesse sentido e tendo em conta a crise sanitária que parou o mundo, a FITUR buscou discutir sobre a retomada segura do turismo, um dos principais motores da economia de muitos países, como Brasil e Espanha, nações que foram afetadas pelos impactos da pandemia no turismo.
Com o intuito de discutir e promover a retomada de um turismo seguro, a FITUR 2021 apresentou ao público os países que estão preparados para receber visitantes, possibilitando que os turistas possam fazer suas viagens em segurança e sem muitas preocupações no local de destino. Um dos destaques está para a Argentina, o país de nossos “hermanos”, que representou bem a América do Sul.
Neste ano, o Brasil não teve representação a nível nacional, mas o Estado do Ceará preparou um stand que conseguiu representar bem o Brasil e, em especial, o nordeste, com suas belas paisagens naturais.
Ainda que o Brasil não tenha participado a nível nacional, o Ministro do Turismo, Gilson Machado, marcou presença no evento e destacou a importância da Fitur 2021: “estamos aqui fazendo contato, articulação, para que a gente volte com a retomada com toda força após o primeiro semestre” e segue dizendo que o evento “é uma belíssima iniciativa do governo espanhol”.
Em linhas gerais, a FITUR busca fomentar o turismo entre os países que participam do evento, possibilitando atração de investimentos e desenvolvimento do setor em cada país, sendo importante porque serve como uma vitrine internacional.
E a coluna desta semana encerra por aqui.
Abraços e até o próximo passeio!