Caros leitores,
A Espanha é um dos países com o maior número de bens declarados pela UNESCO como Patrimônios da Humanidade, com um total até então de 49 bens reconhecidos pela instituição. Pensando nisso, apresentamos nesta coluna uma lista com 5 Patrimônios da Humanidade que estão localizados na Espanha.

ALHAMBRA: declarada Patrimônio da Humanidade em 1984, a Alhambra é um dos espaços históricos mais visitados em toda a Espanha e está localizada na belíssima cidade de Granada. O local possui um grande valor artístico, cultural e histórico, além de ser retrato da herança muçulmana na Espanha.

CATEDRAL DE BURGOS: a suntuosa Catedral de Santa María de Burgos, declarada pela UNESCO em 1984, começou a ser construída no ano de 1221 (século XIII) e foi finalizada em 1765. É uma das construções em estilo gótico mais impressionantes da Europa, contando com torres de 84 metros de altura.
CENTRO HISTÓRICO DE CÓRDOBA: abriga os espaços mais simbólicos e históricos da cidade, como a Mesquita de Córdoba, uma criação única de grande valor artístico e que manteve a sua autenticidade. A Mesquita foi declarada Patrimônio da Humanidade em 1984 e, em 1994, parte do Centro Histórico também foi incluído na lista.
PARK GÜELL: Ao todo, sete obras de Antoni Gaudí integram a lista da UNESCO, por serem exemplos de bens artísticos excepcionais e marcados por um estilo autêntico e inovador. Uma dessas obras é o Park Güell, que foi projetado para ser uma zona residencial, mas acabou se convertendo em um parque aberto para visitação. Assim como as outras obras de Antoni Gaudí, o Park Güell é retrato da genialidade do artista e exemplo do Modernismo no mundo.
REAL MOSTEIRO DE EL ESCORIAL: projetado como mosteiro para monges da ordem de São Jerônimo e servindo também como panteão para a família real, o local é um dos símbolos do Século de Ouro espanhol e abriga muitas funções. O Real Mosteiro de El Escorial conta com diferentes espaços, como a Basílica, a Biblioteca, o Panteão dos Reis e a Sala de Batalhas, integrando a lista da UNESCO desde 1984.
E a coluna desta semana encerra por aqui.
Abraços e até a próxima!