Córdoba: uma cidade espanhola cheia de encantos

COLUNA DA SEMANA

Caros leitores,

Na coluna desta semana, vamos conhecer uma cidade que fica na Comunidade Autônoma de Andaluzia, no sul da Espanha, e que encanta viajantes pelos seus monumentos históricos e pelas belezas de seus pátios.

Estamos falando de Córdoba, uma cidade que apresenta registros de diferentes épocas da história e que foi formada pela influência de diferentes povos, como muçulmanos e romanos. Por isso, ao passear pelos principais monumentos locais, o turista se depara com diferentes estilos arquitetônicos.

Na coluna desta semana, vamos conhecer em especial dois espaços históricos de Córdoba: a Ponte Romana e a Mesquita-Catedral, que são paradas obrigatórias de todo viajante que passa pela cidade, além dos famosos pátios floridos.

Ponte Romana/Imagem: Canva

Ponte Romana: trata-se da primeira ponte de Córdoba, que foi construída ainda na época do Imperador Augusto, passando posteriormente por algumas revitalizações para a conservação de sua estrutura. Devido a sua importância histórica e cultural para Espanha e, em especial, para Córdoba, desde 1931 a Ponte Romana é declarada Bem de Interesse Cultural.

Mesquita-Catedral de Córdoba/Imagem: CanvaMesquita-Catedral de Córdoba/Imagem: Canva

Mesquita-Catedral de Córdoba: é o monumento histórico mais famoso e conhecido da cidade, sendo declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.  Trata-se de uma Mesquita que foi construída sobre os vestígios de uma antiga igreja visigoda de São Vicente, a pedido do emir muçulmano Abderrahman I, por volta do ano de 785 d.C. Ao longo dos séculos, a Mesquita passou por algumas reformas e a cada intervenção um novo elemento era colocado. No ano de 1523, uma catedral em seu interior foi construída, por isso o nome de Mesquita-Catedral.

Pátio de Córdoba/Imagem: CanvaPátio de Córdoba/Imagem: Canva

Festival de Pátios: muito além dos famosos espaços históricos da cidade, Córdoba também é conhecida como “a cidade que floresce”, fator esse que atrai visitantes de várias partes do mundo pelos seus belos pátios floridos. Durante a primavera, época em que toda cidade fica adornada, costuma ocorrer o famoso Festival de Pátios, que é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO e consiste em uma competição para escolher o pátio mais bonito da cidade.

E a coluna desta semana encerra por aqui. Esperamos que vocês tenham gostado de conhecer Córdoba.

Abraços e até a próxima!

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES