Caros leitores,
Na coluna desta semana, apresentamos algumas curiosidades sobre as festas de fim de ano na Espanha. Assim como o Brasil tem suas particularidades ao comemorar Natal e Ano Novo, a Espanha também tem suas tradições para o mês de dezembro e início de janeiro.
EL GORDO: Não é só no Brasil que as pessoas gostam de apostar na loteria para mudar de vida. Na Espanha, as festas natalinas começam com o tradicional El Gordo de Navidad, considerado o maior prêmio lotérico do mundo, que ocorre anualmente no dia 22 de dezembro e que é acompanhado desde vários países.
BELÉN: Por ser um país formado em sua maioria por cristãos e, em especial, por católicos, o país recebeu forte influência da religião cristã em suas comemorações natalinas. Uma das tradições mais conhecidas é a montagem dos presépios, que são feitos tanto pelas famílias em casa como montados em espaços públicos para visitação.
REIS MAGOS: Enquanto no Brasil uma das figuras comerciais mais esperadas do Natal é o Papai Noel, responsável pela entrega dos presentes, na Espanha as crianças esperam pela chegada dos Reis Magos, que nas Sagradas Escrituras levaram ouro, incenso e mirra para o Menino Deus.
DOCE TÍPICO: Turrón é um dos doces mais tradicionais do período natalino na Espanha, produzido e consumido em especial durante essa época do ano. Essa iguaria espanhola é feita com clara de ovo, mel e amêndoas, podendo ter uma consistência mais macia ou dura.
ANO NOVO: Quando chega meia-noite, a Espanha acompanha as famosas “campanadas”, as 12 badaladas do sino e que correspondem aos meses do ano. A cada batida, o costume de comer uma uva para que o novo ano seja de muita sorte.
CABALGATA DE LOS REYES: Após a virada do ano, o país ainda segue animado, esperando a tradicional Cabalgata de los Reyes Magos, que faz alusão à chegada dos Reis Magos. No dia 5 de janeiro, várias cidades na Espanha realizam essa tradicional festa, momento em que as famílias saem às ruas para acompanhar de perto a entrada dos Reis.
DATA DA ENTREGA DOS PRESENTES: Diferentemente do Brasil, os espanhóis costumam entregar seus presentes no dia 6 de janeiro, Dia dos Reis Magos, fazendo referência ao dia da visita ao Menino Deus.
ROSCÓN DE REYES: Após a chegada dos Reis Magos, espanhóis saboreiam um dos doces mais simbólicos do período: roscón de reyes, uma espécie de pão recheado com nata e coberto de frutas cristalizadas, que traz em seu interior muitas surpresas.
PARA SABER MAIS: Na Espanha, a véspera de Natal é conhecida como Nochebuena; já a véspera de Ano Novo é conhecida como Nochevieja.
E a coluna desta semana encerra por aqui.
Abraços e até a próxima!