Museu Nacional do Prado: símbolo da Espanha

COLUNA DA SEMANA

Caros leitores,

Na coluna desta semana, vamos falar sobre um dos museus mais visitados e importantes da Espanha: Museu Nacional do Prado, que reúne obras de grandes nomes do mundo das artes e é roteiro obrigatório de quem visita Madrid.

Museu Nacional do Prado/Imagem: Canva

Localizado na capital espanhola e integrando o conhecido Triângulo das Artes, região que integra os três museus mais importantes da Espanha (Reina Sofía, Thyssen-Bornemisza e Museu do Prado), o Museu Nacional chama atenção por apresentar aos visitantes um verdadeiro passeio pela história e por impressionar pela sua arquitetura.

Inaugurado há mais de 200 anos, em 1818, o Museu do Prado foi projetado inicialmente para ser Gabinete de Ciências Naturais, passando depois a ser o Real Museu, e só após uns bons anos passou a ser conhecido como Museu Nacional do Prado.

O espaço reúne obras de diferentes movimentos artísticos, apresentando produções de grandes artistas espanhóis, como Diego Velázquez e Francisco de Goya, nomes importantes no mundo das artes.

As meninas/Imagem: @museoprado

Diego Velázquez nasceu em Sevilha, no ano de 1599, e é considerado até hoje um dos melhores pintores da Espanha. Uma de sua obras mais famosas é o quadro “As meninas”, uma pintura carregada de muitos simbolismos e que instiga a imaginação dos visitantes e amantes da arte.

Imagem: Reprodução/@paradigma_comunicacion

A pintura é uma das principais obras do museu e que inspira inclusive a maior exposição de arte urbana de Madrid: Meninas Gallery Madrid, que leva às ruas da capital uma bela releitura da obra.

A Família de Carlos IV/Imagem: @museoprado

Já Francisco de Goya nasceu no ano de 1746 em Fuendetodos, sendo também um dos maiores pintores da história nacional. No Museu do Prado, você pode conferir as obras mais famosas de Goya, como o quadro “A família de Carlos IV”.

DICA CULTURAL: Por fazer parte do Triângulo da Arte, é interessante integrar outros passeios, como uma visita aos museus Thyssen-Bornemisza e Reina Sofia, que estão bem próximos e abrigam importantes obras de grandes artistas nacionais e internacionais.

E a coluna desta semana encerra por aqui.

Abraços e até o próximo passeio!

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES